Notícias
Mais de 50 alunos concluíram oficinas do Você Construtor
Mais de 50 alunos concluíram oficinas do Você Construtor
11/04/2023

 

 

O Programa de Incentivo à Formação de Mão de Obra oferece oficinas gratuitas em áreas da construção civil

 

Há pouco mais de dois meses do lançamento, o Programa Você Construtor contabiliza números positivos: ao todo 54 alunos concluíram as cinco oficinas oferecidas em áreas como hidráulica, acabamento, alvenaria, reboco e impermeabilização. Desse número, quase metade dos participantes realizou duas oficinas de temas distintos ou mais. As próximas agendadas para a segunda quinzena de abril e maio abordarão noções gerais dos serviços de pintura e elétrica.

A organização do projeto comemora outro resultado, através da iniciativa quatro dos participantes foram contratados por construtoras associadas ao Sinduscon Paraná Norte, dois deles na função de menor aprendiz. As admissões ratificam que o Programa cumpre os objetivos de apresentar o setor para quem quer entrar no mercado, enquanto proporciona alternativas de contratação para as empresas, que muitas vezes encontram dificuldades em encontrar profissionais.

“Desde o início a procura pelas oficinas superou as expectativas. Assim, estamos planejando, juntamente com os parceiros, oferecer outras modalidades de capacitação de mão de obra com carga horária estendida. Nosso objetivo é que mais pessoas que passaram pelo Programa sejam contratadas atendendo às necessidades da indústria da construção civil”, projeta a presidente da entidade, Celia Catussi.

 

Sobre o Você Construtor

O Programa de Incentivo à Formação de Mão de Obra é uma iniciativa do Sinduscon Paraná Norte em parceria com as seguintes entidades: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção), Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda, Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina), Cepas (Centro Esperança Por Amor Social) e Secretaria Municipal da Mulher. 

Através de oficinas em oito eixos, (alvenaria, reboco, azulejos e pisos, carpintaria, pintura, impermeabilização, hidráulica e elétrica) com duração de 20 horas cada, os alunos recebem noções básicas sobre áreas do setor. Todo o conteúdo é ministrado por professores do SENAI e ao final o participante recebe o certificado da instituição e um donativo – uma cesta básica, como forma de estimular o aprendizado e evitar a evasão. Os nomes dos alunos são inscritos em um banco de dados e disponibilizados às empresas ligadas ao Sinduscon, o que aumenta as chances de contratação.

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text