Notícias
Construtech Week debate sobre inovação e gera oportunidades de negócios na construção civil
Construtech Week debate sobre inovação e gera oportunidades de negócios na construção civil
20/10/2023

Principal evento do setor no norte do Paraná será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Aurora Shopping, em Londrina. Inscrições são gratuitas

 

O principal evento de inovação na construção civil, a Construtech Week, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina. Com uma programação multidisciplinar e disruptiva, a quinta edição terá exposição startups, palestras, painéis e espaço para networking. As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas no site: https://www.icon.org.br/. As vagas são limitadas.

A Construtech Week é voltada para empresários, estudantes, acadêmicos, profissionais da área e pessoas interessadas em inovação. O evento é uma realização da Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Sebrae/PR.

O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, conta que, neste ano, além da programação de conteúdos, será promovido, durante os dois dias, o Ideathon, uma maratona de ideias voltada para estudantes universitários para criar soluções inovadoras para problemas ou demandas da construção civil.

Também será realizada, na manhã de terça-feira (24), uma rodada de negócios, com encontros individuais entre pequenas empresas do setor e startups, organizada pelo Sebrae/PR. O grupo, de cerca de cem pessoas, vai participar de reuniões em um formato dinâmico para apresentar e conhecer novos negócios e fazer contatos com diversas empresas da cadeia da construção civil.

Durante os dois dias, 14 startups vão expor suas soluções de negócios, assim como empresas patrocinadoras do evento. Entre as novidades da quinta edição estão a Sala VIP, um ambiente exclusivo das entidades integrantes do Icon, patrocinadores e palestrantes, para a realização de reuniões e agendas; e a Arena, um ambiente de inovação com arquibancada para até 40 lugares, palco e telão, voltado a universidades, startups, comunidade Icon e ecossistema de inovação para apresentações, integrações e conexões.

“É um evento multidisciplinar, que conecta, gera negócios e traz conteúdos sobre as principais tendências e inovações para o setor”, descreve Rubens Negrão.

A presidente do Sinduscon Paraná Norte, Celia Catussi, avalia que, nos últimos anos, houve uma evolução nas iniciativas relacionadas à inovação na construção civil e muito desse movimento se deve à Construtech Week. Segundo ela, nesta edição, além de conteúdo de alto nível, os participantes vão conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas para atender às “dores” do mercado.

"Quando falamos em inovação na construção civil, estamos vislumbrando uma transformação sustentável e rentável de uma das cadeias mais importantes da economia brasileira”, destaca.

O presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Brazil Versoza, lembra que a Construtech Week é o primeiro fruto do trabalho da governança da construção civil, a Icon, e entrou na agenda do setor tanto pelo aumento da participação como pela ampliação do evento a cada ano.

“Esperamos contribuir com o desenvolvimento da construção civil através da inovação, das tecnologias e da utilização de novos processos e materiais”, afirma.

De acordo com o presidente da Icon, Julio Cotrim, o evento foi planejado para atender a todos os elos da cadeia da construção civil, desde construtoras, empresas fornecedoras de materiais e serviços, startups e imobiliárias. Dentro da programação deste ano, ele destaca um painel que pretende desmistificar o investimento em startups e mostrar como é possível apoiar esse tipo de negócio de forma simples e legalizada.

“É um evento que cresceu mais de 50% em número de inscrições e programação, dentro da mesma carga horária. Trazemos todos os ativos do ecossistema de inovação em um mesmo ambiente”, cita.

 

Programação de conteúdos

A palestra de abertura da Construtech Week será às 14h da próxima terça-feira (24), sobre “A década brilhante do mercado imobiliário”, com o CEO da DataStore, Marcus Araújo. Para a sequência, estão programados os painéis sobre modelos de negócios inovadores, tendências mundiais no uso de madeira engenheirada e casos de sucesso nacionais de sistemas em madeira engenheirada.

No período da noite, ocorre o ciclo de palestras do Ceal sobre “Uso do BIM em tubos tecnológicos”, “Gestão da inovação”, “Trabalho colaborativo em BIM para sistemas prediais” e “Construção off-site”.

No segundo dia, haverão atividades pela manhã, à tarde e à noite. O dia começa com dois painéis, às 9h e às 11h, sobre “Transformação digital na construção civil” e “Cenário da construção para 2024: perspectivas e desafios”, respectivamente. A partir das 14h, a programação se volta para investidores e startups, com discussões sobre como investir em startups e mitos e verdades do investidor.

No final da tarde, serão divulgados os resultados do Ideathon e feito o reconhecimento dos membros da comunidade Icon. O dia será encerrado com o ciclo de palestras do Ceal, que vai apresentar o caso de sucesso da EZTEC, debater sobre projetos residenciais sustentáveis e normas de garantias frente à inovação dos sistemas construtivos.

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text