Notícias
IoT e metaverso: 4ª Construtech Week busca impulsionar setor da construção civil de Londrina e região na busca pela inovação
IoT e metaverso: 4ª Construtech Week busca impulsionar setor da construção civil de Londrina e região na busca pela inovação
21/10/2022

Semana da Construção Civil 2022 ocorre nos dias 25 e 26 em Londrina, no espaço de eventos do Aurora Shopping

 

Nas últimas décadas, o setor da construção civil no Brasil deu um salto em relação à transformação digital. O segmento abandonou o estigma de ser extremamente tradicional e levou o País a rankear com 53% a adoção do BIM (Building Information Modeling) nas empresas. Os dados são de pesquisa encomendada pela Autodesk. O BIM é uma metodologia que permite a criação de um modelo digital em 3D da edificação, com todas informações que facilitam a gestão do projeto e é considerada por especialistas como porta de entrada para o metaverso.

O movimento crescente de inovação, através da virtualização da construção civil, metaverso, Internet das Coisas (IoT) e como isso se refletirá no futuro do setor, são temas escolhidos para o maior evento de inovação da Construção Civil do Paraná: a 4ª Construtech Week. O evento híbrido será em Londrina, no Aurora Shopping, entre os dias 25 e 26 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://evento.icon.org.br/construtech.

“A Construtech Week 2022 vai ser um evento transformador. Os profissionais devem vir com uma mentalidade e sair com outra, porque vão encontrar um ambiente de inovação, com painéis posicionados estrategicamente e todos os temas abordam a inovação na construção civil e o que vem pelo futuro. É um convite para profissionais e empresas repensarem as ações em médio e longo prazo” enfatiza o presidente da ICON (Governança de Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná), Murillo Braghin.  

O evento contará com palestrantes de empresas nacionais e internacionais, como Nokia, Tecverde e Smart Sky Tech Hub, e destaca também empreendedores e empresas de origem regional que são inspiração para o mercado. Executivos de grandes construtoras, como A. Yoshii e Plaenge vão compartilhar experiências e expertises na adoção de tecnologias nos empreendimentos.

“Além do papel informativo e de atualização profissional, a Construtech desempenha uma importante função ao despertar cada vez mais o mercado da construção civil para a inovação. A cada ano nós observamos que o evento auxilia a pautar temas que serão essenciais para a saúde e competitividade das empresas do setor no futuro”, ressalta o presidente do Sinduscon Paraná Norte, entidade que representa a indústria da construção civil na região, Sandro Nobrega.

No Ciclo de Palestras do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), que ocorre nos dois dias do evento durante o período da noite, os temas escolhidos são ‘A virtualização da Construção, Além do BIM’ e o ‘Mercado Pós-Pandemia’, que aborda as transformações profundas e permanentes causadas pela crise sanitária. Docentes das Universidades do Texas e Califórnia estão entre os palestrantes.

“O Ciclo de Palestras complementa toda a programação da Construtech Week. Nesta ocasião, iremos apresentar temas como a captura da realidade no seu workflow através do BIM. Além disso, vamos tratar da aplicação do BIM na construção de grandes edifícios, pesquisas de realidades virtuais e automação da construção. Também vamos falar dos novos paradigmas decorrentes da revolução da informação, com o case construção na Lua. Um tema muito interessante e que não está muito longe de acontecer”, comenta o presidente do CEAL, Decarlos Manfrin.

Rodada de Negócios e Ideathon

Além dos painéis no palco principal, a Construtech Week traz atrações paralelas, como a Rodada de Negócios. No ano passado, a geração de negócios apenas durante os dias do evento foi de R$ 1,4 milhão.

“Nesta dinâmica temos as construtoras, que chamamos de âncoras ou compradores. São dez compradores, não só de Londrina, mas de todo o Estado. Durante a ação, cerca de 40 fornecedores irão rodar as mesas oferecendo seus produtos e serviços. O objetivo é aumentar o networking da cadeia da construção civil, construtoras, compradores e fornecedores, além de facilitar o acesso de pequenas empresas e startups da cidade aos grandes compradores”, explica o consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão. 

A presença de sete startups do Construhub do Sinduscon compõe uma exposição fixa em que os empreendedores terão a oportunidade de apresentar as tecnologias incubadas aos investidores.

A maratona do Ideathon, que substitui o hackathon, durará os dois dias do evento e visa a proposição de ideais de soluções para a construção civil baseadas nas dores apresentadas pelos próprios participantes do evento.

A Construtech Week 2022 é uma realização ICON, Sinduscon, Sebrae/PR e CEAL. Conta com patrocínio do SENAI, CREA-PR, MUTUA- PR e das empresas, A. Yoshii, Plaenge, Yticon e Vanguard.

Serviço:

Construtech Week 2022

Datas: 25 e 26/10

Local: Centro de Eventos do Aurora Shopping - Av. Ayrton Senna da Silva, 400 – 4° andar - Londrina PR

Programação e Inscrições gratuitas:

https://evento.icon.org.br/construtech

Contato Assessoria:

Heloisa Pedrosa - (43) 98455-4367

 

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text