Notícias
Vencedores de maratona na Construtech Week entram para o Construhub
Vencedores de maratona na Construtech Week entram para o Construhub
24/02/2023

Caio Vicente Batista durante pitch no Ideathon

 

Startup com solução para gestão logística de compra de materiais inicia no Programa de Incubação

 

Com uma solução voltada para o consumidor final que realiza pequenas obras, a startup Buscapá é a nova integrante do Construhub, do Sinduscon Paraná Norte. A proposta da empresa é inovar na gestão logística de compra de insumos para construções e reformas.

“A plataforma visa integrar as lojas de materiais de construção, motoristas parceiros e o próprio cliente. O consumidor pode pesquisar o melhor preço, a loja mais próxima e definir a entrega”, resume o idealizador do projeto, Caio Vicente Batista.

O empreendedor nutria a ideia do negócio há alguns anos, desde que entrou na faculdade de engenharia civil, em 2018. Atualmente Batista cursa o último semestre e trabalha na construtora Plaenge. No entanto, a ideia de fundar a Buscapá – formada por mais dois engenheiros civis, Daniel Felipe e Luiz Corsogui – ganhou robustez e visibilidade no Ideathon. Uma competição de ideias inovadoras ao estilo hackathon, realizada na Construtech Week (Semana de Inovação na Construção Civil), em outubro do ano passado.

Concorrendo com seis equipes, a solução da plataforma para gerir a compra de materiais, conquistou o primeiro lugar após ser avaliada por uma banca formada por profissionais, experts do mercado e da academia. “Depois do evento confirmei esse viés empreendedor, ao perceber que aos 23 anos tenho uma ideia que os gigantes do setor do Paraná comprariam”, comemora o empreendedor.

Meses após a vitória, a startup já estava inscrita no edital do Programa de Incubação do Construhub e em janeiro foi confirmada entre os projetos selecionados para integrar a jornada de aprendizado do habitat de inovação. A incubação, que tem o Sebrae-PR como parceiro, tem duração de seis meses e é composta por consultorias, oficinas e atividades voltadas para a formação empreendedora.  O objetivo do trabalho é transformar ideias em produtos e serviços aptos para o mercado.

Para o Coordenador do Construhub, Murillo Braghin, o movimento da startup, que parte do Ideathon para o Programa de Incubação, demonstra o avanço do setor na área da inovação, que através do hub passa não apenas a fomentar um ambiente de ideias, mas a dar suporte para os interessados em inovar.

“Com o trabalho da incubação conseguimos reter as boas ideias. Há um conceito na área da inovação, conhecido como vale da morte, que ocorre na fase inicial da estruturação das startups. Dados mostram que 90% dos empreendedores desistem nessa etapa. Com a incubação, conseguimos dar consistência e solidez para esses negócios que estão nascendo e agregar tecnologia para o setor da construção civil”, avalia. 

O Programa de Incubação do Construhub do Sinduscon Paraná Norte iniciou o segundo ciclo. O Onboarding (evento de boas-vindas) das oito startups incubadas foi realizado há dez dias.

Em janeiro deste ano outras sete startups incubadas na primeira turma se formaram e são acompanhadas pelo Construhub nas fases de validação, testagem e busca por investidores. Neste grupo, a diversidade de áreas de atuação foi destaque, com empresas operando em campos como metaverso, materiais inovadores e IoT aplicada aos canteiros de obra, por exemplo. 

As perspectivas do idealizador da Buscapá, que sempre sonhou com cargos executivos em grandes corporações, se expandem com a possibilidade de empreender e colocar a startup no mercado. “Vimos que o hub já abre portas pra gente, existem contatos ali dentro que são mais fáceis do que se estivéssemos sozinhos nesse mundo”, finaliza.

 

Estudantes de seis universidades participaram do Ideathon. Na foto as equipes reunidas após resultado da desafio

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text