Notícias
Diretor do Sinduscon é eleito conselheiro do SENAi
Diretor do Sinduscon é eleito conselheiro do SENAi
29/04/2023

A Fiep realizou, nesta semana, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de seu Conselho de Representantes, composto pelos delegados dos sindicatos industriais filiados. Em pauta, a apresentação e análise da prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2022, além da escolha dos delegados representantes da indústria nos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai no Paraná.

A AGO teve, ainda, uma participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele falou aos industriais sobre avanços do Estado em diversas áreas, além de agradecer a parceria da Fiep em ações em prol do desenvolvimento do Paraná.

Prestação de contas
A prestação de contas do ano passado da Fiep foi aprovada por unanimidade e sem ressalvas pelo Conselho de Representantes. Além dos principais indicadores financeiros e patrimoniais da entidade, também foram apresentados alguns projetos e iniciativas que faziam parte do Relatório de Gestão da Fiep de 2022, tanto na defesa de interesses da indústria quanto na prestação de serviços para as empresas e para os sindicatos.

Conselhos Sesi e Senai
Na AGO, também foram escolhidos os novos representantes da indústria nos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai. O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou que o Paraná é o único estado em que essa definição é feita por eleição, com os sindicatos escolhendo seus representantes. “Só o Paraná faz uma eleição como esta, nas outras federações os conselheiros são nomeados pelos presidentes. É uma característica da nossa entidade e temos que valorizar, respeitar e ter responsabilidade”, disse.

As 16 vagas nos conselhos – oito no Sesi e oito no Senai, sendo quatro titulares e quatro suplentes em cada um – foram distribuídas proporcionalmente conforme as regionais administrativas da Fiep. As regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Campos Gerais ficaram com duas vagas cada. As outras seis ficaram com Curitiba e Região Metropolitana. Os sindicatos de cada região escolheram seus respectivos representantes.

Abaixo, a lista completa dos eleitos, com os sindicatos que representam:

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Sesi: Helio Bampi (Siitep), Wilson Bill (Sindirepa Paraná), José Eugenio Gizzi (Sinduscon Paraná)
Senai: José Georgevan Gomes de Araújo (Simagran), Rodrigo Martins (Siapar), Nelson Hübner (Sindimetal Paraná)

SUDOESTE
Sesi: Edgar Behne (Sindimadmov)
Senai: Luiz Krindges (Sinvespar)

CAMPOS GERAIS
Sesi: Darcy Miara Junior (Sindpan Campos Gerais)
Senai: Álvaro Luiz Scheffer (Sindimadeira Ponta Grossa)

OESTE
Sesi: Ricardo Parzianello (Sinduscon Oeste)
Senai: João Alberto Soares de Andrade (Sindmadeira Oeste)

NOROESTE
Sesi: Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho (Sinduscon Noroeste)
Senai: Mauro Aleyx Ribeiro (Simur)

NORTE
Sesi: Valter Luiz Orsi (Sindimetal Norte)
Senai: Rodrigo Zacaria (Sinduscon Norte)

 

Presença do governador
Aproveitando uma passagem pelo Campus da Indústria para participar de um evento da Polícia Civil que ocorria no local, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez uma breve participação na AGO. Ele saudou os industriais, destacando a importância do setor para o desenvolvimento do Paraná.

Também agradeceu a Fiep pelo apoio que tem prestado à gestão do Estado. “A Fiep tem sido uma grande parceira do Paraná, não só para pensar o setor industrial, mas para pensar a modernização do Estado”, disse. “Temos áreas que realmente precisam de um choque de modernização e a Fiep tem nos ajudado muito nisso, principalmente na área da Fazenda. Temos alguns desafios para que a máquina pública possa ser mais ágil para atender a quem produz”, completou.

 

O governador também afirmou que considera que o Paraná vive um momento especial, com evolução expressiva de seus indicadores econômicos, tendo alcançado o posto de quarto maior PIB do país. “Nossa indústria e nosso PIB vêm crescendo bastante, assim como os empregos, e isso é fruto do trabalho de vocês”, ressaltou.

Ele também destacou as perspectivas de altos investimentos no Paraná nos próximos anos, especialmente na área de infraestrutura. “Estamos vivendo um momento estratégico para o Paraná”, disse, citando projetos como as concessões rodoviárias que estão prestes a serem licitadas, a construção da Nova Ferroeste e investimentos para ampliar a capacidade de cargas do Porto de Paranaguá, entre outros. “O Paraná vai ter o maior projeto da América Latina em infraestrutura nos próximos 6 ou 7 anos. Estamos preparando o Paraná para ser a locomotiva do Brasil”, afirmou.

Fonte: Sistema FIEP

notícias relacionadas
Veja mais notícias como essa
Alternate Text